quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Curiosidades Literárias: 

Você sabia que, 

-Mario Quintana trabalhou como farmacêutico com os pais antes de iniciar sua carreira como escritor.

-Castro Alves ficou conhecido como ‘’Poeta dos escravos’’ tinha uma sensibilidade incrível para com os escravos que viviam em situação precária na época, embora levasse uma vida confortável.

-A Academia Brasileira de Letras foi fundada em 20 de julho de 1897, e é composta por 40 membros efetivos e perpétuos, eleitos em votação secreta e 20 sócios correspondentes estrangeiros. Seu primeiro presidente foi Machado de Assis. A primeira mulher admitida foi Rachel de Queiroz, em 1977. Esta instituição foi a primeira academia do mundo a eleger uma mulher para a Presidência (Nélida Pinõn, em 1995).


-Monteiro Lobato é o autor da frase “um país é feito de homens e livros”. O escritor revolucionou o mercado literário em uma época em que o Brasil tinha poucas livrarias: Seus livros eram vendidos em mercearias, armazéns e farmácias, assim como pelo reembolso postal, fomentando de maneira criativa a cultura em nosso país. Criou também sua própria editora. Sua atuação foi inovadora, seja como escritor ou como empresário.
O brasileiro Monteiro Lobato era um excelente desenhista.
"De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo." Monteiro Lobato e paixão por literatura infantil.

-As obras do Português Luiz Vaz de Camões só ficaram famosas após sua morte.

-Charles Dickens um dos mais renomados escritores ingleses viveu na prisão com a família por alguns anos.

-Clarice Lispector nasceu na Ucrânia e se naturalizou brasileira.

-O primeiro romance do mundo foi escrito em 1007 por uma mulher, Murasaki Shibiku, “A história de Genji”, conta a história de um príncipe que procura amor e sabedoria.

-23 de abril, dia de São Jorge, é comemorado o dia mundial do Livro, por iniciativa da Unesco. A data foi escolhida em razão de uma tradição catalã, onde os cavaleiros oferecem uma rosa vermelha de São Jorge às suas damas, e recebem um livro delas.

-José Carlos Ryoki de Alpoim Inoue, de 59 anos, deixou a medicina para se dedicar à carreira de escritor, e já publicou mais de mil livros, tornando-se recordista mundial. O autor escreve histórias policiais, românticas e de ficção. A altíssima produtividade não visava figurar no Guinness Book, mas somente garantir seu sustento, considerando as baixas quantias que recebia, ele precisava escrever muito. Ryoki chegou a dominar 95% do mercado de pocket books no Brasil..

-Onze Minutos, de Paulo Coelho foi o livro mais vendido do mundo em 2003.

-As peças de William Shakespeare são as mais encenadas em todo o mundo.

-Mencionar seu nome, o de seu melhor amigo ou de algum conhecido em suas obras consistia em uma das brincadeiras favoritas do argentino Jorge Luís Borges.

-Praticamente todos os romances de José Saramago têm um cachorro entre os personagens.

-Que o vaidoso, míope e dentuço "São João Batista" do Modernismo (como era chamado por Mário de Andrade, Manuel Bandeira ria dos próprios defeitos e adorava posar para fotografias, dar autógrafos e ser homenageado? E mais: sempre se gabou de um encontro que teve com Machado de Assis, numa viagem de trem. Puxou conversa: " O senhor gosta de Camões?" Bandeira recitou uma oitava de Os Lusíadas, que o mestre não lembrava. Na velhice, confessou que era mentira. Tinha inventado a história para impressionar os amigos.

-A imortal escritora e poetisa Cecília Meireles escreveu aos 9 anos o seu primeiro verso. Nesta idade, também, recebeu de Olavo Bilac uma medalha de ouro com o nome dela gravado de HONRA AO MÉRITO POR TER FEITO O CURSO PRIMÁRIO COM DISTINÇÃO E LOUVOR. Aos 13 anos já havia lido Eça de Queiroz e publicou seu primeiro livro, ESPECTROS, aos 16 anos. Cecília faleceu aos 63 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário